Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Mais sobre mim

foto do autor


Maria

Lilypie Fifth Birthday tickers

Maria banho.jpg

João

Lilypie Second Birthday tickers

C:\Documents and Settings\isabel.faria\My Document

Visitas

contador gratis

calendário

Janeiro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Pesquisar

 


Itália 2014: Portofino

Sábado, 15.11.14

Portofino não estava no nosso itinerário inicial, mas em boa hora entrou. Penso que foi o tio Carlitos que sugeriu a coisa, até porque era a nossa única oportunidade de estar na costa (bom, Génova é na costa, mas não fomos a banhos lá).

Chegámos a Portofino a meio da manhã e, mais uma vez, o primeiro impacto (para mim) não foi o mais espectacular. Era giro e diferente, mas nunca na vida trocaria as praias portuguesas por aquilo. Pequenos rectângulos de areia castanha completamente apinhados de cadeiras. Esteticamente agradável (as cadeirinhas de lona de riscas todas alinhadinhas), mas absolutamente sem espaço para nada. Onde é que os miúdos brincam ali? Achei tudo demasiado artificial.

Quando chegámos ao centro (à baía), já gostei mais. A praça central aberta para a baía está repleta de lojas caras, cafés elegantes e gelatarias. Estava imenso sol e os barcos brilhavam na água, que chamava por nós. Só que praia, ali, só mesmo aquelas coisas artifiais de que falei. A menos que se tenha barco.

Eu não queria nada sair de Portofino sem tomar banho (tanto era que tinha bikini vestido e tudo). E não era a única, a Maria também olhava para todo o lado claramente à procura da zona de banhos.

Assim, e depois de uma paragem numa esplanada para refrescos e gelados, decidimos pagar 1 hora de barco para aproveitarmos o mar. À rico.

Depois de eu ter discutido com um casal que nos queria passar à frente para o barco (apanho sempre estas coisas) e de termos ido ao carro trocar de roupa (bom, eu não), lá fomos nós em direcção aos banhos, a apanhar aquela brisa que sabe sempre tão bem.

A Maria ia deliciada e com um sorriso interminável e cheio de expectativa. O João estava refastelado ao colo do Bruno. Todos estávamos nitidamente a gozar o momento.

Vimos barcos super imponentes e a casa do Berlusconi antes de pararmos na zona de banhos. A Maria quis logo saltar, mas o Bruno, o Carlitos e o CB foram à frente. Animadas pelos elogios à água, seguimo-los, eu e a Mary. A água estava uma maravilha e, logo ali, eu soube que aquele seria um ponto alto da viagem. Guardo a expressão de felicidade da Maria como se tivesse sido ontem.

Ficámos "de molho" um bom bocado antes de regressar ao barco. Quando voltámos, o João dormia ao colo da tia S. e o tio Tony para lá caminhava.

Ainda almoçámos em Portofino, mas numa outra zona, mais "acessível". E foi uma bela escolha. Comemos na esplanada de rua, para aproveitar o bom tempo, e todos dividimos uma massa típica. Adorámos.

E assim, de barriga cheia e pele salgada, enfiámo-nos no carro em direcção a Pisa. Dormimos todos, excepto piloto e co-piloto (tios CB e Sílvia). Plenamente satisfeitos com o dia so far.

 

Momentos divertidos em Portofino:

IMG_7459.JPG

IMG_2843.JPG (adoro esta foto, parece de papparazzi)

IMG_2854.JPG

IMG_2865.JPG

IMG_7480.JPG

IMG_7493.JPG

IMG_7502.JPG

IMG_7516.JPG

E a foto de bónus, o ar de felicidade suprema da Mary no barco:

IMG_2863.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

Itália 2014: Milão - Lago Como - Génova

Sábado, 15.11.14

Chegámos a Milão no dia 25 de Julho mas já muito tarde, pelo que fomos directos para o hotel para tentar descansar o máximo possível. O dia seguinte seria puxado, principalmente para as crianças.

Apesar de ser hotel de aeroporto, o quarto não era nada mau porque era grande e as camas confortáveis (apesar de termos de encostar a mala ao divã da Mary para ela não cair). "Despejámos" o João no berço e não tardámos muito a adormecer - todos.

Na manhã de dia 26, acordámos com a notícia de que os tios CB e Sílvia teriam de regressar ao aeroporto. Haviam vindo noutro voo (não low cost) e a mala da Sílvia perdera-se pelo caminho. Este percalço deu-nos algum tempo para preparar os miúdos e rearranjar as malas (que, por causa das comidas e tralhas do João, eram constantemente remexidas).

Depois de os tios terem percebido que a saga da mala iria ser longa, e de eu ter tido a mais surreal experiência de aquecimento da comida do João (no bar do hotel, com o empregado mais nabo da história), decidimo-nos a ir almoçar ao Lago Como.

Sinceramente, foi a decepção da viagem para mim (ainda bem que foi logo ao princípio). Não duvido que seja uma zona lindíssima, mas chovia bastante e tudo me parecia cinzento. Aquilo é bonito é para passear, para almoçar a olhar o lago. Não para fazer de carro, sob um céu carregado e almoçar num restaurante interior e perdido no tempo. Não que se tenha comido mal, mas a falta de outros turistas não ajudava. Os próprios empregados do restaurante diziam que era o pior Verão dos últimos 30 anos.

Assim, meio desiludidos (mas eu era provavelmente a mais chateada, sou terrivelmente dependente do tempo), resolvemos dirigir-nos mais cedo para sul, em direcção a Génova. A Maria ia partcicularmente triste por não ter experimentado uns baloiços ao pé do lago. O João ia a dormir - thank God.

A viagem para Génova fez-se bem, até porque o tempo melhorava continuamente. E chegámos ao nosso destino sob um solzinho quente, o que melhorou a disposição de toda a gente.

A primeira impressão de Génova não foi exactamente a que esperava. Tinham-me dito que era parecida com Lisboa, mas achei-a mais pesada e industrial, talvez pelos sítios onde passámos. O porto domina a cidade e foi nessa zona que andámos mais. Antes do jantar ainda passámos pelo supermercado (coisas para o João) e por um centro comercial (roupa para a Sílvia).

Ao jantar escolhemos ficar numa pizzaria naquilo que eu diria serem as "Docas" lá do sítio. Muita gente, muitas famílias, vários turistas, animação q.b. e, lá está, tudo virado para o mar. A pizzaria em si não nos encheu as medidas (afinal as pizzas não eram assim tão diferentes das nossas), mas o jantar foi simpático e os miúdos portaram-se bem. A Maria fez amizade com uma miúda estrangeira e andavam as duas a saltitar pelo restaurante. De vez em quando falavam sem perceberem patavina do que a outra dizia. 

Ainda demos uma volta pela zona depois do jantar, e passámos por um barco tipo galeão que fez as delícias da Mary. Era imponente e assustador. Não voltámos tarde ao quarto, mas mais uma vez tínhamos como objectivo descansar e sair cedo.

Ou seja, não vimos muito de Génova, mas estivemos sempre bem.

 

Nas "Docas":

IMG_2770.JPG

Na pizzaria "familiar":

IMG_2790.JPG

Uma volta numa zona do Porto:

IMG_2826.JPG

 

Nota 1: Milão foi apenas cidade de chegada, optámos por não a visitar nesta viagem.

Nota 2: Aquilo que mais falta faz nos restaurantes é a nossa tradicional sopa de legumes "passada". Minestrone não é sopa para crianças...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Lisboa - Milão (o baptismo de voo do João)

Sábado, 15.11.14

Confesso que não estava tão optimista como de costume em relação à reacção do João à primeira viagem de avião.

Não por causa de ouvidos (ele nunca teve problemas nesse campo) ou de más experiências (com a Maria a coisa correu lindamente), mas porque o voo era ao fim do dia, hora que coincidia com o jantar e eventuais birras de sono.

A viagem até nem começou mal e pudemos instalar-nos no avião primeiro que os outros passageiros (prioridade), o que foi óptimo para fazer as coisas com calma. Sentei o João ao meu colo, com o cinto laranja especial e, ao princípio, com a chucha, ele até foi semi-sossegado.

Mas, obviamente, ao fim de meia hora ele já não tinha posição para estar. Demos-lhe sopa e boião de fruta, mas rapidamente ficámos sem meios para o entreter. Meio metro quadrado não dá para nada. Ainda por cima íamos em low cost e não havia cá mimos fofos para crianças como na Lufthansa.

O maior sacrificado acabou por ser o Bruno que acabou por fazer quase todo o resto da viagem em pé, ora a tentar adormecer o João (sem sucesso) ora a mostrar-lhe luzes, botões e janelas. O João lá entrou em modo KO no final do voo, mas nessa altura já eu e o Bruno tínhamos desistido.

O que nos valeu neste voo foi a Maria, que se portou lindamente. Leváramos uns cadernos, lápis e autocolantes e ela entreteve-se bastante. Também lhe comprámos uma refeição de avião, o que, não sendo fenomenal, sempre é um momento que distrai.

Resumindo, chegámos a Milão tardíssimo (noite cerrada já) e cansadíssimos do voo. E a agradecer o facto de faltar 1 semana para nos metermos noutro!

 

Início do voo (João feliz):

IMG_7445.JPG

5 min de voo (João não tão feliz assim):

IMG_7453.JPG

(óbvio, não há mais fotos a partir daqui...)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Férias grandes: embarque para Itália!

Sábado, 01.11.14

E chegara o grande dia - a nossa primeira viagem (a sério) a quatro. Bom, no fundo, a oito, com os tios CB, Sílvia, Tony e Carlitos.

Na 6ªfeira, dia 25 de Julho, ainda fomos trabalhar (e à escola), mas ao final do dia lá estávamos todos no aeroporto, prontos para apanhar um avião rumo a Itália.

Levávamos connosco uma mala grande com a roupa de todos, um trolley cheio de logística para bebé (fraldas, boiões de comida de backup, cremes...) e uma mochila com coisas para entreter os miúdos. Uma dose extra de paciência. E sorrisos, muitos e grandes.

 

Prontos para embarcar:

IMG_2764.JPG

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Toda a gente gosta de andar de baloiço...

Sábado, 01.11.14

IMG_2739.JPG

IMG_2743.JPG

IMG_2754.JPG

IMG_2716.JPG

IMG_2654.JPG

(post que dispensa comentários, mas que leva uma foto de bónus)

IMG_2645.JPG 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tarde em Palmela: pré-férias de Verão

Sábado, 01.11.14

As férias estavam mesmo à porta, e aproveitámos o último fim-de-semana antes das férias para visitar os bisavós em Palmela. Sabíamos que iríamos ter um mês muito preenchido e nada melhor que um lanchinho familiar para matar saudades antecipadas.

A tia Nafi juntou-se a nós para também ela se despedir dos sobrinhos antes das férias grandes.

E foi uma tarde muito divertida, com direito a voltas de bicicleta, baloiços (ver próximo post), corridas pela relva, passeios para ver o Pelé e um lanche ao ar livre, recheado de sumos e bolinhos. Ou seja, uma tarde normal em Palmela!

Despedimo-nos dos avós com muitas recomendações e beijinhos e com a certeza de que antes do Verão acabar estaríamos de volta para mais tardes assim...

 

Um lanche muito animado:

IMG_2672.JPG

Abraço à madrinha:

IMG_2666.JPG

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Ikea Kids - a estreia

Sábado, 01.11.14

Quero registar aqui que ir ao Ikea agora é mais fácil, uma vez que a Mary já quer (e já pode) ficar no espaço kids. Ela desde há uns tempos que pedia para ir para a piscina de bolas, e desta vez lá foi, destemida e sorridente.

Fomos tratar das nossas compras (com o João atrelado) e não resisti, a meio do percurso, a espreitar para lá para dentro a ver se a via. Não vi. E ao fim de 1 hora estávamos de volta a buscá-la. Não estava muito satisfeita na altura porque aparentemente tivera um desaguisado qualquer com um menino, mas disse que se divertira. Ainda bem.

Agora é esperar que o João cresça para poderem ficar os dois... (para mim será muito melhor sabê-los juntos).

 

Maria em preparativos para ficar no espaço Ikea kids:

IMG_2632.JPG 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Na Portugália com o tio Vivs

Sábado, 01.11.14

Ora época de Verão é sempre altura de rever os nossos amigos emigras (é isso e o Natal). No caso do amigo Luís V., revermo-nos é também sinónimo de dar um salto à Portugália do Rio (parece que os nossos emigrantes sentem saudades de bifes com molho de cerveja ).

Normalmente não levamos as crianças (até porque se conversa bastante melhor), mas desta vez, à falta de babysitters e porque o João M. também levaria a Leonor e a Rita levaria o Miguel, o João e a Mary vieram também.

Foi bom para eles, que se entretiveram (muitos carrinhos e várias canetas a rabiscarem as toalhas de papel...), e foi bom para estarem um bocadinho com tios que só vêem muito de vez em quando, mas que são parte importante da minha família de amigos.

Esteve-se muito bem, trocámos novidades, falámos de mais do que apenas crianças (thank God) e comemos os bifes da praxe. Tivemos foi que sair cedo para casa. Foi pena a Guida não ter podido estar connosco (tinha que trabalhar de casa em horário americano), ela que tinha muita curiosidade em conhecer ao vivo as bochechas do João.

De qualquer forma, já se sabe, no Natal lá estaremos nós juntos outra vez!

 

O tio Vivs com a Mary, o João e a Leonor (bom, e eu):

IMG_2622.JPG

Autoria e outros dados (tags, etc)

O baptizado do Pedro

Sábado, 01.11.14

Se o nosso sábado foi animado, o domingo não ficou atrás.

Fomos convidados (os quatro) para o baptizado do Pedro (coincidindo com a festa do 2º aniversário), o filho mais novos dos nossos amigos Joana e João. A cerimónia seria na Igreja de S.Domingos, no Rossio, seguida de um piquenique (estamos prós!) no parque das Conchas, em Lisboa.

Tendo os miúdos acordado bem-dispostos (depois de uma noite retemperadora), seguimos para a Baixa. O baptizado foi muito bonito, com um padre espectacular, que não só compreendia as crianças como as integrava lindamente na celebração. Não se chateou nada por elas andarem por ali a cirandar e convidou-as a participar activamente. O João não percebeu grande coisa, claro, mas a Maria esteve muito atenta. No final, o padre apresentou o recém-baptizado Pedro à família e amigos e houve muitas palmas.

Chegados ao parque das Conchas não encontrámos logo o sítio da festa, pelo que ainda passeámos um bocadinho os quatro. Mas assim que a Maria viu a Leonor a chegar, não mais parou ao pé de nós. Estiveram sempre juntas, entre brincadeiras e bolos e rebuçados. O João esteve mais connosco à conversa com os amigos, mas ainda dormiu a sua soneca da tarde, deixando-nos à vontade um bocadinho.

A festa acabou ao final da tarde, já com uma brisa mais forte a soprar (Verão tímido, este ano). Foi uma festa muito "familiar" e muito divertida. E o terminar de um fim-de-semana em beleza!

Da festa:

1. Pedro rodeado de meninas

IMG_2579.JPG

2. Maria e Leonor examinam o belo bolo

IMG_2580.JPG

3. João bate palminhas, todo contente

IMG_2585.JPG

4. Brincadeiras no parque

IMG_2587.JPG

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

O piquenique de fim-de-ano escolar

Sábado, 01.11.14

No sábado a seguir ao aniversário do João, a escola da Maria organizou o encontro das famílias de final de ano. Foi um piquenique numa quinta de uns pais de um aluno, com jogos para os mais pequenos.

Decidimos ir por várias razões:

  • mesmo que algumas vezes não estejamos satisfeitos a 100% com este ou aquele aspecto da escola, a Maria gosta muito de lá estar
  • o João também iria começar a frequentar a escola da irmã (foi uma decisão difícil, que ficará para um outro post) e quisemos que fosse conhecer as suas futuras educadoras
  • durante a tarde também se realizaria na quinta a festa de aniversário de um amigo da sala da Maria, o António, de quem ela gosta bastante
  • também iria ao encontro das famílias uma colega da minha empresa que tem o filho naquela escola, e combináramos ir

Assim, logo pela manhã arrumámos as trouxas (levámos bastante comida, mas toalhas só tínhamos mesmo de mesa...) e seguimos em direcção a sul.

Até fomos dos primeiros a chegar e arranjámos um espaço à sombra para estender a toalha. Apesar do espaço enorme, a mata estava pouco tratada e foi preciso algum jeito para não nos espetarmos na caruma.

A Maria foi logo ter com os amigos e começou a fazer os jogos previstos; ao fim de meia hora já todos tinham medalhas ao pescoço (e ela contente da vida). O Bruno também andava pelos jogos a acompanhá-la. Eu fiquei-me pela zona das toalhas a brincar com o João e a conversar com a Sara, minha colega, também ela com o seu João.

Comemos e partilhámos farnel (a Maria andou a cheirar as várias toalhas das redondezas), e o João ainda dormiu uma bela sesta no carrinho. Quando acordou, levámo-lo a conhecer a futura educadora e algumas amiguinhas (irmãs de colegas da Mary) e ele foi um simpático, todo ele sorrisos e gracinhas. O chato foi ainda não andar sozinho e precisarmos de andar todos curvados para o acompanhar nas aventuras pela mata.

Entretanto, chegou a hora da festa do António e os miúdos da sala da Maria (e respectivas famílias) foram para a zona das cavalariças onde a decoração estava a preceito. As crianças dispararam em direcção a um enorme insuflável e os adultos refugiaram-se nas zonas de sombra. O João adorou os cavalos.

Já não era cedo quando demos o evento por terminado, e os miúdos estavam ambos cansadíssimos. De qualquer forma, ainda não tinham acabado as andanças do dia e dali fomos ter com os tios do costume à Comporta, para um belo jantar de peixinho grelhado!

Os tios haviam estado na praia e foi um grupo bastante animado (e sujo!) que se juntou no restaurante. Tanto a Maria como o João se portaram bem apesar do cansaço. Adoram festa, sempre

Já eram onze da noite quando chegámos a casa para uma bela noite de sono. Foi um dia muitíssimo bem passado!

 

Imagens do dia em cheio:

1. Programa do encontro

IMG_2503.JPG

2. Maria durante os jogos

IMG_2511.JPG

3. Bruno e João observam a Maria na competição

IMG_2513.JPG

4. Maria e amigo B. na toalha deste

IMG_2530.JPG

5. Eu e o João na nossa toalha

IMG_2544.JPG

6. Maria bebe um Compal Kids depois de ter perdido (momentaneamente) o chapéu

IMG_2552.JPG

7. João em conversas com a nova coleguinha C.

IMG_2554.JPG

8. Bruno mostra os cavalos ao João

IMG_2567.JPG

9. Maria come bolo de aniversário absolutamente indiferente ao facto de estar rodeada de sapatos bem cheirosos...

IMG_2569.JPG

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentários recentes

  • Dentista em Lisboa

    Sempre que as crianças fazem uma conquista é uma v...

  • Janete

    Que doçura de blog! Parecem muito felizes!

  • Paula

    OláA procura de sítiio onde ficar no algarve ,enco...

  • Preta

    Este blog encerrou e não avisaste os teus leitores...

  • MIF

    Fica prometido!Beijinhos e saudades,MIF






subscrever feeds